Corrida dos Anjos
A Corrida dos Anjos é um evento solidário em prol do Hospital Infantil Pequeno Anjo, da cidade de Itajaí/SC e todo o valor arrecado é destinado para melhorias e custeio do Hospital. A iniciativa está em sua 3ª edição e conta com o apoio do Instituto Portonave desde a 1ª edição. Nessa corrida, além das categorias 5km e 10km, está presente a modalidade pernas solidárias, com a participação especial dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itajaí. A equipe de corrida da Portonave também representa a empresa com orgulho nesse evento que vai muito além da prática esportiva.
Embarca aí
O Embarca Aí, realizado em parceria com o Instituto Crescer, é um projeto que tem como objetivo preparar jovens de Navegantes para inserção no mercado de trabalho com foco no segmento portuário e logístico. O programa, destinado aos estudantes do segundo ano do ensino médio, de 16 a 18 anos, oferece atividades curriculares relacionadas à comunicação oral e escrita, à inserção no mercado de trabalho, ao desenvolvimento profissional, à imersão no dinâmico mundo da tecnologia, logística e área portuária.
As aulas são oferecidas no contraturno escolar, durante todos os dias da semana, os alunos são divididos em duas turmas e as aulas ocorrem em dois polos: colégio Sinergia e CEU das Artes. Uma vez por mês, as aulas são ministradas na Portonave, onde temas como Mundo do Trabalho e Desafios, Direito, Diversidade e Habilidades, Tecnologia da Informação, Mercado Portuário, Operação, Financeiro e Sustentabilidade são apresentados por voluntários do Instituto Portonave.
Empresa Anjo
A iniciativa do Instituto Santa Clara, realizada por meio do Centro de Desenvolvimento Institucional do Hospital Infantil Pequeno Anjo de Itajaí (SC), busca empresas da região para patrocinarem um dia de refeição (café, almoço, jantar e lanches) por mês, para as crianças, adolescentes e acompanhantes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que representam em torno de 94% dos atendimentos do hospital. Em 2023, o Instituto Portonave, ampliou seu apoio ao projeto, destinando recursos próprios para subsidiar três dias de refeição por mês, o que beneficiou aproximadamente 16,2 mil pessoas.
Judô Cidadão
O projeto Judô Cidadão tem como objetivo inclusivo de oferecer apoio físico e moral por meio deste esporte olímpico. O projeto atende 120 crianças e adolescentes e as aulas acontecem duas vezes na semana, conduzidas de forma voluntária por um profissional da Portonave.
Projeto Nadar
O Instituto Portonave e o Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional (NADAR) ampliaram a parceria no ano de 2023, atendendo 120 crianças. Além de viabilizar a prática de natação para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, o projeto conta com uma turma exclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma equipe técnica especializada composta por fisiologistas, nutricionistas e professores, realiza todo acompanhamento das condições de saúde e desenvolvimento físico das crianças.
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama
O Instituto Portonave apoia a Campanha Outubro Rosa, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Navegantes, com a confecção das camisetas para comercialização pela Rede e posterior aproveitamento dos recursos em ações de apoio às mulheres com câncer de mama do município e seus familiares.
Surf sem limites
Em parceria com a Associação Escola de Surf Amigos do Atalaia, proporciona práticas de atividade esportiva na modalidade aquática (surf) para crianças e adolescentes de Navegantes com autismo, no contra turno escolar. As aulas teóricas são realizadas junto a AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Navegantes.
Tropa do Tatame
Desenvolvido pelo 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Navegantes, o projeto conta com o apoio do Instituto Portonave para ofertar aulas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes. A aulas de capacitação técnica em defesa pessoal permitem trabalhar com os alunos princípios e bons costumes importantes para formação do caráter dessas crianças, tais como: disciplina, educação, respeito e hierarquia. Além disso, busca-se instruir os alunos e auxiliá-los em outras vertentes, objetivando a inclusão social, saúde e bem-estar.
Escola Helen Keller
Com foco na inclusão, a escola de Cães Guia Helen Keller que realiza o treinamento de cães de cinoassistência – assistência a pessoas com algum transtorno ou deficiência – contribui para a promoção do bem-estar, saúde emocional e socialização de pessoas com transtornos ou deficiências. Entre as principais iniciativas desenvolvidas está a formação de cães-guias para cegos e pessoas com baixa visão, além do apoio às famílias com filhos que apresentem Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da doação de cães de companhia e de apoio emocional. A escola também realiza atividades de socialização com crianças autistas e familiares, com foco na redução de sintomas de ansiedade e estresse.
Porto para Elas
Em sua segunda edição, o programa promovido pelo Instituto Portonave ofereceu oportunidade para 30 alunas, mulheres pretas ou pardas, para inserção no mercado de trabalho e introdução no setor portuário. A equipe de professores e instrutores era composta somente por pessoas negras, inclusive profissionais voluntários negros ou pardos do Instituto Portonave. Nesta edição, o Porto para Elas foi desenvolvido em parceria com o Fundo Agbara, organização com grande expertise em ações de equidade racial, e integrou as iniciativas do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da Portonave.
Projeto Golfinho
A iniciativa proporciona a conscientização e prevenção sobre os perigos dos ambientes aquáticos, com orientações lúdicas para a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas. O projeto que conta com apoio do Instituto Portonave é realizado em Navegantes pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).