Três escolas de Navegantes são selecionadas no 5º Edital de Educação da ENGIE Brasil e “parceiros do bem”

Com apoio da Portonave, cada iniciativa vencedora vai receber R$10 mil para transformar o dia a dia e gerar impactos positivos nas comunidades escolares


Dos 15 projetos de escolas de Navegantes que se inscreveram na 5ª edição do Edital de Educação, três foram vencedores e receberão, cada, R$10 mil para que se tornem ação. A premiação é doada pela Portonave, parceira da ENGIE Brasil Energia no Edital Educação desde 2024. Através do que a empresa chama de “Parcerias do Bem”, a iniciativa que reconhece e apoia ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino no país.

Os projetos vencedores em Navegantes foram os seguintes:

  • Águas que Acolhem – Saúde mental e/ou inteligência emocional de estudantes da C.E. Professora Maria de Lourdes Couto Cabral, no Bairro Nossa Senhora das Graças;
  • Espaço Saber Mais – Reforço em língua portuguesa e matemática fomento às disciplinas de português e/ou matemática da Escola Municipal Professora Maria Hostim da Costa, no Bairro Machados;
  • Projeto Neuroeducar – Saúde Mental e/ou inteligência emocional de estudantes da Escola Municipal Professora Maria Tereza Leal, no Porto Escalvados.

Na seleção dos projetos vencedores, foram considerados critérios como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, além do cuidado com o bem-estar psicológico dos adolescentes, aspectos fundamentais para uma educação mais inclusiva e transformadora. Com foco na promoção da saúde mental e no fortalecimento das disciplinas de português e matemática — consideradas estratégicas para a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) —, o edital reafirma o compromisso da ENGIE com a transformação social por meio da educação.

O edital

Nesta edição, foram contempladas 43 iniciativas em 31 municípios de 17 estados brasileiros. O edital deste ano bateu recorde de participação, com 398 propostas inscritas — crescimento de 44% em relação a 2024, quando foram registradas 272 inscrições.  Em Navegantes, o número de projetos mais que dobrou: no ano passado foram sete inscritos.

Criado em 2021, o Edital de Educação tem como objetivo fomentar e financiar projetos que promovam melhorias significativas na formação de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, abrangendo tanto instituições públicas quanto privadas. Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou mais de 30 mil estudantes em diversas regiões do país, reforçando o compromisso da ENGIE com o desenvolvimento educacional.

Sobre a Portonave

A empresa está localizada em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. No ranking nacional, a Portonave, em 2024, esteve entre os três portos que mais movimentam contêineres cheios de longo curso, sendo o primeiro em Santa Catarina, de acordo com o Datamar. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e investe permanentemente em projetos que visam desenvolver a comunidade.